O menino que cala

Tal qual os cegos desenvolvem extraordinariamente o sentido da audição, assim aqueles que calam, não por mudez, mas por esquisitice própria da pessoa, desenvolve quase que involuntariamente o dom de olhar.

Assim é o menino que cala. Até fala, fala sem parar coisas sem importância, um dia quente, uma viagem bonita, uma pessoa chata, um desabafo morno, uma comida gostosa, uma festa ruim, uma foto interessante…. mas sempre cala quando lhe fala o coração.

Pois esse fala, o coração vive a sussurar caminhos a escolher, decisões a tomar, palpita o tempo inteiro em nosso ouvido do peito que ouve brilhantemente bem todos os anseios do coração. Sussura durante à noite, no silêncio, fala de manhã, conversa com a gente, grita quando estamos distraídos.

O menino que cala, distraído, será que não ouve o coração em seus berros estridentes? Com certeza absoluta ouve. Pois o menino olha… com olhos desvendadores, desbravadores, expedicionários!

Os olhos do menino, acuradíssimos, não só olham, extrapolam. Falam.

Institui-se, entretanto, dar importância somente à voz que vem dos lábios, que emanan das cordas vocais. No máximo aos gestos, aos grunhidos forçosos que querem dizer algo.

Mas se a pessoa cala e fala só som os olhos, olhos não exprimem vontade… não são atendidos, sequem entendidos.

E se alguém ouve com os olhos, haveria, pois, uma comunicação ocular entre pessoas que falam e ouvem com os olhos… olhos que tudo compreendem, que acalentam, que cuidam, que esperam? Assim haveria o pleno entendimento desses serem incomuns.

Estaria perfeito, se somente os olhos falassem e o outros olhos escutassem. Mas se há barulho, se a boca fala e os ouvidos escutam, anula-se toda a tal comunicação ocular… fica o dito pelo dito.

Afinal, os olhos, por ter função de olhar e não de dizer, não exprimem vontade… muito embora possam, descaradamente, exprimir toda a verdade.

Anúncios

Sobre ruivaah

Apaixonada por livros, fotos, viagens, montanhas, bicicleta, riachos, familia, amigos e animais! Apaixonada pelo sol e pela chuva.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O menino que cala

  1. Rodrigo disse:

    Lindo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s